domingo, 7 de setembro de 2014

É errado advogado não cobrar consulta?


No ver, não somente como advogado, às consultas deve ser cobradas, pois quando alguém vai ao médico, psicólogos e profissionais da saúde, já chegam e pagam a consulta antecipadamente, depois saem dali com pedidos de exames ou receituário médico, vejam matéria completa abaixo:


Mas no caso do advogado temos a Tabela de Honorários fornecida pela Ordem dos advogados do Brasil no item 97– CONSULTA: Verbal, em horário comercial (das 8 às 18 horas), mínimo R$ 245,85 (fora desse horário, acréscimo de 20 a 30%), portanto temos o direito e na verdade quando consulta um advogado de forma preventiva, pode evitar ações contrária ou até prevenir de prejuízos futuros.

Mas por outro lado muitas vezes após uma consulta, o cliente sai orientado e na verdade resolve seu problemas, de forma extrajudicial, sem necessidade da intervenção do advogado, pagou apenas a consulta e saiu com a questão resolvida.


Caso seja necessário a contratação, deve pagar a consulta, que na maioria das vezes os advogados, descontam, quando cobrados a títulos de honorários, mas na verdade é um mito popular, não querer pagar consulta a advogado, mas quantas pessoas se prejudicaram, deixando de pagar consultas a advogados e sem a devida orientação saiu prejudicado, portanto vale a pena pagar e deve, afinal somos profissionais liberais  que zelamos pelos seu interesse.




"Dr., o Sr. cobra sua consulta? -Não. Eu cobro ingresso, porque o meu atendimento é um espetáculo!"

112
Quando consultamos um médico, psicólogo, nutricionista ou qualquer outro profissional liberal, sabemos que teremos que pagar a consulta previamente e que, posteriormente, o tratamento terá novo custo. Já, com a advocacia, as pessoas parecem até ofenderem-se quando o advogado informa que cobra pela consulta.
Precisamos deixar claro para os clientes que advogado também precisa comer, vestir-se, pagar a prestação do carro, do aluguel e todos os custos operacionais do escritório! Afinal, somos seres humanos!
errado advogado no cobrar consulta
A OAB/SP estabelece o valor de R$ 245,85 para uma consulta em horário comercial, com o acréscimo de 20 a 30 % se a consulta for fora deste horário. É muito? É pouco? Vamos discutir isso nos comentários?
Em alguns casos, realmente é complicado cobrar a consulta. Por exemplo, eu trabalho muito com Direito Previdenciário e, na maior parte dos casos, os clientes são pessoas que não possuem qualquer renda e dependem dos meus serviços para poder obter um benefício que as permitirão viver com mais dignidade.

Possíveis soluções

Eu gosto muito de duas soluções:
errado advogado no cobrar consulta
  1. Cobrar pela consulta e se, em função da consulta, sobrevier a prestação de serviços, o valor da consulta poderá ser abatido dos honorários a serem contratados. Isso evita prejuízo ao advogado pois, muitas vezes, uma consulta jurídica já é suficiente para a pessoa resolver extrajudicialmente o seu problema e nunca mais aparecer no escritório. E o advogado que dedicou seu tempo e conhecimento àquele caso, fica a ver navios.
  2. Não cobrar pela consulta em casos excepcionais e cobrar uma porcentagem maior em caso de sucesso na demanda.
FONTE: Tabela de honorários OAB/SP.
 ESTE  BLOG É PATROCINADO POR



       
  CLAUDINO BARBOSA ADVOCACIA

           Tradição desde 1979

        Dr. João Claudino Barbosa Filho

            FILIAIS: Telefones: 

(12) 3207-9215 São José dos Campos-SP

(12) 3207-9214 São José dos Campos-SP

(12) 3971-2710 São Bento do Sapucaí - SP

(11) 4562-7416/7417 Fixos (11)9.9682-8070 

São Paulo Capital - SP


2 comentários:

  1. Bom dia
    Tenho uma duvida,aluguei a minha casa para uma pessoa,com um valor bem baixo, ela quer colocar o piso por conta,pensei em fazer uma declaração por livre e espontânea vontade...posso fazer isso? pois hoje não estou em boas condições financeiras e quero me garantir,qual seria sua sugestão?
    Atenciosamente

    Rosangela

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosangela

    Faça com ela um termo, dizendo que pode fazer o piso, desde que não desconte no aluguel, visto que o aluguel já está barato.

    Pede a concordância da mesma e guarde esse documento não terá problemas.

    peço favor entrar nesse link curtir minha pagina e postar um comentário sobre meu trabalho no Blog ok segue link do facebook
    https://www.facebook.com/claudinobarbosaadvocaciasjc

    Atenciosamente

    Dr. João Claudino Barbosa Filho

    ResponderExcluir

em breve a equipe da Claudino Barbosa Advocacia, responderá a sua postagem...